O rio "Ás Avessas", apesar de ser um pequeno rio (tem cerca de 10km. de extensão) detém grande valor histórico. Durante muitos anos, teve grande importância e influência para a economia das populações locais, não só pelo abastecimento das águas que faziam mover as mós dos muitos moinhos que existiam no seu curso como também pelo aproveitamento das suas águas, para a irrigação de terrenos agrículas,,e, em outros tempos, foi bastante utilizado para a cura do linho, etc. Actualmente, as grandes alterações na vida quotidiana do povo, e a falta de saneamento básico, são duas causas básicas que justificam o lamentável estado em que se encontra. Para além disso, a poluição provocada pelos esgotos fabris,o lançamento de detritos para ali canalizados, assim como toda a espécie de lixo, lançado pelos moradores, são ainda mais responsáveis pelos danos causados, que, a par da falta de limpeza, continua a afectar aspopulições, que recordam com saudade os proveitos e benefícios naturais, que noutros tempos usufruíam. O rio "Ás Avessas" foi um rio que durante gerações manteve grande importância no modo de vida, e na economia dos povos ribeirinhos, porque através dele, dependia o sustento de dezenas de famílias ligadas á indústria de moagem, irrigação das terras e outras.
Já antes da nacionalidade e durante a época romana,---o rio, que estava muito perto do castro de Fiães,--- era por natureza um local ideal para abastecimento das populações que ali viveram. As águas naqueles tempos, ao avaliar pela pureza que mantinham ainda nos meados do século XX, deviam ser de muito boa qualidade.
Como grande parte de fianenses sabem, o rio "Ás Avessas",nasce no local chamado Ilha, no lugar de ALBERGARIA de Souto Redondo, S: João dee Ver e desagua no rio "Uima", (afluente do rio Douro nas conhecidas "Rbeiras de Fiães".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário